14 junho, 2014

Mystery Science Theater 3000

Olá amigos do Café com Filmes


Hoje eu vou falar do Mystery Science Theater 3000, ou abreviado para MST3K, que é uma série de televisão que durou de 1988 até 1999 criada por Joel Hogson, tendo 198 episódios. A série conta a história de um homem que foi sequestrado por um cientista maluco que o força a assistir filmes ruins, para calcular o quanto um filme tem que ser ruim para enlouquecer uma pessoa, e com isso usá-la como arma no plano de dominação do mundo. As histórias se passam em "um futuro não tão distante", dentro de um satélite prisão chamado de Satélite do Amor. O cenário lembra muito o "Mundo de Beakman".

Inclusive o cientista maluco lembra muito o Beakman.
Os personagens principais são Joel(o homem sequestrado), Tom Servo e Crow T. Robot, que são dois robôs que o acompanham durante as sessões de cinema. É claro que existem outros personagens mas não são importantes. Antes ou depois dos intervalos comerciais, Joel e os robôs fazem algumas esquetes, geralmente relacionado ao filme que estão assistindo. Quando a sessão de filme começa, as silhuetas dos 3 são vistas no canto inferior da tela fazendo piadas com o filme, re-dublando os personagens, relevando algum erro, ou simplesmente ridicularizando o filme em si.

Nas silhuetas(sombras) no canto esquerdo, Tom Servo, Joel e Crow T. Robot
Muitos episódios também incluem exibições de curtas, videos educativos ou promocionais da década de 50 como por exemplo, o vídeo de treinamento para vendedores da Chevrolet, e filmes para ensinarem crianças sobre postura ou higiene pessoal.

Cada da "fita" do filme.
Em 1996 entre a 6ª e 7ª temporada fizeram um longa metragem. Mas infelizmente a Universal Studios não investiu muita na distribuição do filme. Apesar disso, este filme foi a unica forma que o Brasil conseguir ver uma parte da série. Visto que ele foi trazido no Brasil e dublado, mas não chegou a ser lançado em vídeo, sendo apenas exibido na televisão com o titulo de "O Filme Mais Idiota Do Mundo". Uma curiosidade sobre a dublagem brasileira, é que o personagem Crow foi dublado por Guilherme Briggs. Pra quem não conhece, ele é dublador, diretor de dublagem, locutor, tradutor, desenhista e blogueiro. Ele é conhecido por milhares de coisas desde blogs(Teatro de Bonecos), à dublagens das vozes de Jim Carrey, Brad Pitt, Harrison Ford, do Buzz Lightyear do Toy Story, etc. Atualmente ele participa do Toró de Milo com as suas 1001 vozes.

Crow, Joel e Tom
O período de exibição da série coincidiu com o aumento da Internet, e vários fãs criaram websites dedicados à série. A Internet também facilitou a troca de episódios gravados, uma prática que os criadores da série encorajavam, exibindo a frase "Continuem circulando as fitas!" durante os créditos de encerramento dos episódios. Antes da 5ª temporada começar, advogados os alertaram de que a frase poderia estar servindo como apologia à pirataria.

Mas por que estou querendo falar desta série? Porque é algo completamente original, e engraçado de se ver. Pra quem gosta de filmes classe B, filmes de ficção cientifica dos anos 50, 60, 70, está série é um prato cheio. Onde os personagens principais da série te convidam parar assistir filmes junto com eles, narrando comentários engraçados sobre o que estão assistindo.

The Film Crew
Apesar da série ter terminado, a ideia principal não foi abandonada, tanto é que alguns anos depois os 3 amigos originais do MST3K produziram a série The Film Crew. Desta vez a série se passa em um porão onde trabalhadores ficam assistindo aos filmes que o chefe lhes envia. Apesar de ter só 4 episódios a série também tem conta com esquetes bem engraçadas antes, e no intervalo dos filmes.

Bill Corbett(Crow T. Robot), Kevin Murphy(Tom Servo) e Michael J. Nelson(Mike Nelson - substituto de Joel Hodgson )
Desde 2007 Joel Hodgson(criador do MST3K) e outros 4 convidados destilam seus comentários ao vivo com o "Cinematic Titanic" fazendo uma tour pelos cinemas de várias cidades dos Estados Unidos.

Cinematic Titanic, ao vivo.
Paralelo a isso, os 3 amigos da série original, tem um site onde vendem filmes com os seus comentários, mas desta vez sem esquetes ou aparecendo em frente as imagens. Agora seu repertório de filmes está muito mais amplo, pois além de filmes "Classe B" existem muitos "Blockbusters", tais como, Crepúsculo, Capitão América, Trasnformers, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Avatar.. entre outros.

RiffTrax.com é o novo MST3K
Infelizmente nunca vi algo parecido com isso ser produzido aqui no Brasil. Acho que o mais próximo disso, foi o programa "Piores Clipes do Mundo" apresentado pelo Marcos Mion na MTV. Também podemos encontrar algo um pouco semelhante no youtube, que são os filmes "redublados", mas infelizmente apelam para muitos palavrões em uma tentativa de ser engraçados.

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado de ter conhecido sobre esse assunto. Caso vocês conheçam algo parecido com isso, me mandem informações, vou gostar de conhecer ;D

Abraços e até a próxima ^^

1 comentários:

vcnaosabia disse...

Olá amigos do Café com Filmes


Hoje eu vou falar do Mystery Science Theater 3000, ou abreviado para MST3K, que é uma série de televisão que durou de 1988 até 1999 criada por Joel Hogson, tendo 198 episódios. A série conta a história de um homem que foi sequestrado por um cientista maluco que o força a assistir filmes ruins, para calcular o quanto um filme tem que ser ruim para enlouquecer uma pessoa, e com isso usá-la como arma no plano de dominação do mundo. As histórias se passam em "um futuro não tão distante", dentro de um satélite prisão chamado de Satélite do Amor.
CONTINUE LENDO NO BLOG