26 novembro, 2013

Viagem ao Planeta Proibido, 1959 - Ib Melchior

Sinopse

Uma expedição tripulada à Marte perde contato com a Nasa, que utilizando um comando remoto, conseguem trazer a espaçonave de volta à Terra. A Dra. Irish (Nora Hayden)é resgatada sem memória, como também o Coronel Tom O'Bannion(Gerald Mohr)inconsciente e com uma estranha infecção alienígena no braço. Os cientistas sem noção do que fazer, tentam recuperar a memória da médica, na esperança de descobrir o que causou tal contaminação no astronauta, como também saber o destino dos outros tripulantes e os trágicos acontecimentos na superfície de Marte. Aos poucos a Doutora Irish vai relembrando os horrores que os membros da expedição passaram durante os 5 dias no Planeta Vermelho, cercados de monstros alienígenas e uma possível civilização marciana hostil e poderosa. Logo o comando da Nasa e o povo da Terra iriam descobrir que Marte seria um planeta proibido aos seres humanos.

Elenco

Gerald Mohr - Cel. Thomas O'Bannion
Naura Hayden - Dr. Iris 'Irish' Ryan
Les Tremayne - Prof. Theodore Gettell
Jack Kruschen - Oficial de Comunicação Sam Jacobs
Paul Hahn - Gen. George Treegar
J. Edward McKinley - Prof. Paul Weiner
Tom Daly - Dr. Frank Gordon

Ficha Técnica

Título : Viagem ao Planeta Proibido
Título original : Angry Red Planet
Duração : 01h23m10s
Idioma : Inglês
Ano : 1959
Gênero : Ficção/Terror
Direção : Ib Melchior
Produção : Syd Pink/Norman Maurer
Roteiro : Syd Pink/Ib Melchior
Fotografia : Stanley Cortez
Música: Paul Dunlap
Efeitos Especiais : Herman Townsley
Miniaturas : Herb Switzer
Make-up : David Newell

Comentário de Cartwright

Produzido pela dupla alucinógena SYD PINK & IB MELCHIOR,responsáveis por clássicos como: "Planeta dos Vampiros", "Viagem ao Sétimo Planeta", "Robson Crusoe em Marte", "Reptilicus", "Death Race", fizeram aqui sua obra-prima do sci-fi B dos anos 50, sendo apontado um dos melhores filmes do gênero por diretores famosos e críticos especializados.
O produtor Sid Pink entrou para a história do cinema como o pai do 3-D e dos óculos verde-vermelho que era usado pela plateia para assistir os efeitos de fotografia que esse formato apresentava, ao produzir em 52 o filme Bwana Devil.
O primeiro 3-D em longa-metragem que usava os famosos óculos duas cores
Para causar uma curiosidade maior no público, o filme anunciava um novo efeito cinematográfico que causava efeitos tri-dimensionais nas imagens, chamado CineMagic, que na verdade era uma espécie de filtro vermelho,com efeitos óticos, misturando de forma eficiente,cenários pintados, com formas reais,criando uma concepção de imagens bem diferente,sempre que os tripulantes pisavam no solo de Marte.
Divulgação dos efeitos Cinemagic que atraiu o público para o filme Angry Red Planet.
Não há como não se encantar com os monstros clássicos desse filme, principalmente o bizarro "Rato-Morcego-Aranha" e uma gigante ameba de olhos rotativos. O diretor dinamarquês Ib Melchior sempre conduziu seus filmes com um toque de psicodelismo, mas neste trash cultuadíssimo ele realizou seu melhor trabalho da carreira.
Cena com uma planta canibal devorando a bela Nora Hayden.
Totalmente inédito no Brasil quer em DVD ou VHS, o filme raramente frequentou a televisão aberta ou paga, tendo sua primeira incursão no país através dos cinemas ainda em 59, distribuído aqui como "Voyage to Planet Four" e com o título brasileiro de VIAGEM AO PLANETA PROIBIDO, aproveitando o sucesso do sci-fi "Planeta Proibido" de 56. A pouco tempo esses filmes foram exibidos na TCM com versão dublada.
O PLANETA PROIBIDO, um clássico do sci-fi, que apesar de produzido pela Disney, não foi mencionado dos créditos, porque Walt Disney, ao saber da proibição para menores de 14 anos, não admitia seu nome envolvido em nada que tivesse alguma restrição de idade.
Considero junto com "Earth vs Flying Saucers de 56" os 2 filmes de sci-fi que mais adorei entre tudo que vi e até hoje continuam insubstituíveis. Recomendo bastante aos amantes da fase de ouro do cinema fantástico dos anos 50.
Um dos meus 5 filmes favoritos de todos os tempos.

0 comentários: